Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Oi e Selo Toca Discos apresentam:

Aceleração LABSONICA

OI FUTURO

Oi Futuro é o Instituto de inovação e criatividade da Oi. 
Com iniciativas colaborativas e inovadoras, fomentamos experimentações e estimulamos conexões que potencializam
o desenvolvimento pessoal e coletivo. Atuamos nas áreas de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade.

LABSONICA

Incentivar talentos e estimular a criatividade e a inovação, fomentando a produção colaborativa na era digital. O LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro, é o nosso ponto de encontro para criadores e fazedores de diversas áreas. Juntos, queremos fomentar e descobrir trilhas possíveis para a cadeia produtiva do som e da música.

TOCA DO BANDIDO | TOCA DISCOS

O Estúdio Toca de Bandido foi fundado em 2002 pelo produtor musical Tom Capone e se tornou uma espécie de templo sagrado da música, onde foram gravados muitos álbums de ouro e platina como “O Silêncio que Precede o Esporro” da banda ORappa. Lá foram produzidos discos premiados como os de Milton Nascimento, Gilberto Gil e o álbum que revelou Maria Rita. Hoje, a Toca – como é carinhosamente chamado o estúdio pelos músicos que a frequentam – tem um selo, o Toca Discos e mantém esse olhar para os novos artistas.

Toca do Bandido

NOVA ETAPA DO PROGRAMA

Foram ao todo 900 inscrições que surpreenderam com a sua alta qualidade musical e artística.

Por esse motivo informamos que foi criada uma nova etapa, inteiramente online, em que foram pré-selecionados 21 artistas – considerando esta expansão como um suporte ao mercado da música, afetado pela pandemia.

Com a nova etapa, o projeto contará com as capacitações e com um festival online que será realizado com todos os artistas, durante o mês de julho.

O programa seguirá como descrito no site, com a seleção dos 6 contemplados após a etapa online

Artistas pré-selecionados para nova etapa

RIO DE JANEIRO

Agnés Dourada
Banda Gente
Caio Prado
Caru
Daíra Saboia
Luciane Dom
Rosabege
Thiago Elniño
Tuim
Varandão

OUTROS ESTADOS

Black Bell Tone
bule
Cidrais
Katú Mirim
Lucas Estrela
My Magical Glowing Lens
Numa Gama
Olívia de Amores
Paige
Pedro Salomão
Sandyalê

COMO FUNCIONA

6 ARTISTAS CONTEMPLADOS

Escolhidos a partir de critérios artísticos, alcance de plateias e possibilidades de crescimento no mercado da música. 

4 Artistas do RJ e 2 artistas de outros estados do país.

SELEÇÃO DE ESPECIALISTAS

Juntamente com a linhagem de produção musical da Toca do Bandido, uma seleção de especialistas com grande experiência para orientar os contemplados.

3 MESES DE IMERSÃO

Além da produção musical, que contempla 3 singles de cada artistas – dois em estúdio e um live, os contemplados passarão por workshops, songcamp, mentorias, pitchings, em um processo de aceleração de conhecimentos estratégico de carreiras.

LANÇAMENTO PELO SELO TOCA DISCOS

Ao longo do processo, os contemplados terão seus novos produtos lançados e promovidos pelo selo Toca Discos, e terão suas carreiras promovidas com gestão estratégica de comunicação e marketing digital com uma das melhores agências do país

PREMIAÇÃO

Cada artista contemplado receberá os seguintes prêmios:

CAPACITAÇÕES

UMA SEMANA DE IMERSÃO

Os contemplados passarão por uma semana imersiva em workshops e aulas, e ao fim, participarão um song camp para compor novas músicas orientadas por Constança Scofield, diretora do selo Toca Discos, e por Flávia Tygel, music supervisor e produtora musical.

PRODUÇÃO MUSICAL E DIREÇÃO DE ARTE

Coordenada por Felipe Rodarte, produtor com dezenas de trabalhos lançados pelo selo Toca Discos e por gravadoras brasileiras, os contemplados terão suas músicas produzidas no estúdio Labsonica e no Estúdio Toca do Bandido.
Juntamente, ao longo do processo, os artistas terão a orientação de Constança Scofield em conceitos e produtos visuais e audiovisuais.

MENTORIAS

Durante o processo, mentores especialistas da indústria da música do país analisarão e orientarão os artistas em suas carreiras.
Ao fim do processo, os artistas deverão apresentar as estratégias de carreiras em um pitching show, mostrando o repertório e sua nova direção musical.

Perguntas mais frequentes
coqueiro

Mentores confirmados

cropped-constança

Constança Scofield

Diretora Artística, Fundadora do Selo Toca Discos e Editora Toca Canciones, Gestora do Estúdio Toca do Bandido e Music Supervisor.

Foto Felipe

Felipe Rodarte

Produtor Musical, Sócio Diretor do Selo Toca Discos, Diretor Ténico do Estúdio Toca do Bandido, Curador e Apresentador do programa “A Vez do Brasil” da Rádio Cidade.

cropped-Iuri-F-Raul-Krebs-scaled-2

Iuri Freiberger

Fundador e atual diretor em Gramo Design Estratégico, empresa de inteligência de mercados criativos. É musico desde 1993, produtor musical desde 2000, mestre em Design Estratégico, e atualmente tem desenvolvido soluções para o ecossistema da música no Brasil.

cropped-Chamusca-1

Yuri Chamusca

Produtor Cultural formado pelo IFRJ e Cineclubista. Idealizador do Espaço do Rock – Festival de Música Independente da Baixada Fluminense, que teve três edições de 2007 a 2011. Hoje trabalha no setor de cultura do Oi Futuro e atua na produção do LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical do instituto.

O SOM DO VINIL

Charles Gavin

Baterista, produtor musical e apresentador dos programas Som do Vinil do Canal Brasil e Cidade do Rock da Rádio Cidade.

Tocou no Irã!, RPM e Titãs.

Fabio Silveira

Fábio Silveira

Consultor de Music Business e Entretenimento e Label Manager da Altafonte. 

cropped-flavia_tygel-2

Flávia Tygel

Compositora de Música Original para Filmes, Séries e Programas de televisão, pianista e arranjadora.

cropped-guta_braga_-1

Guta Braga

Consultora – Fundadora do Musica, Copyright e Tecnologia.

marcos_hermes

Marcos Hermes

Com 30 anos de uma carreira dedicada a registros culturais históricos, Marcos Hermes vive duas de suas paixões: a fotografia e a música. Os mais admirados artistas do Brasil e do mundo em quase 700 capas de discos e em milhares de shows registrados, ao longo de uma trajetória, que o colocou entre os mais respeitados e requisitados profissionais do cenário fotográfico musical.

cropped-MarinaAmano_2-scaled-2

Marina Amano

Marina Amano é fundadora da Listo Music, agência de marketing digital focada em música e que tem no casting artistas como Raça Negra, Yasmin Santos, Pitty, Rashid, Tuyo, Tássia Reis, entre outros. Além da Listo, Marina é empresária dos artistas Tuyo e Sandro.